quinta-feira, 17 de maio de 2012

VERÍSSIMO: 121 ANOS DE HISTÓRIA?



            O ano de 2.012 marcou os 121 anos de elevação do nosso pequeno povoado à categoria de Distrito de Paz de Uberaba, conservando o nome de São Miguel de Veríssimo, antigo nome do arraial. Outra data importante foi à comemoração dos 74 anos da nossa emancipação política, onde o Distrito virou de fato Município autônomo.
            Mas, podemos perguntar:
·                 Qual data é a mais importante?
·                 Quando começou nossa cidade?

A meu ver, que estudo a história de Veríssimo há cerca de 15 anos, não existe uma data crucial, mas sim um processo contínuo de construção de nossa história.
Pelos estudos que realizei tudo começou em 1725 com a passagem dos primeiros bandeirantes, que aqui faziam ponto de pouso, começando uma incipiente movimentação, até a provável primeira sesmaria de 1750, de Veríssimo Machado. Daí o nome, de terras do Veríssimo, e como havia uma capela dedicada a São Miguel, vira terras do São Miguel do Veríssimo.
Mas segue a história, e surge a família Furtado de Mendonça, os coronéis, o comércio e a política cada vez mais movimentada.
Sabemos que em 1890 não houve Censo no nosso arraial, mas Igreja, na figura do Padre David José Pereira estimava a população em 5.000 pessoas, mais do que existe hoje (3.715 segundo o IBGE).
Nesta época, a cidade já contava com duas escolas estaduais e outra municipal, por conta do Padre David, casa paroquial, cemitério, agência dos correios, cartório de registro civil, boa indústria agrícola e pecuária, de leite e de corte.
Porém, o nosso maior destaque, e o que provavelmente fez com que nosso arraial virasse Distrito de Uberaba foi à política, com destaque para dois grupos políticos:
-                               Partido Republicano Municipal (PRM) era representado e dirigido pelo Tenente-Coronel Francisco Rodrigues Barcellos.
-                               Partido Republicano Constitucionalista (PRC) era representado e dirigido pelo Cel. João Quintino Teixeira, e neste grupo político ainda constava Cel. Misael Rodrigues da Cunha e Cel. Geraldino Rodrigues da Cunha.

Tanto o Tenente-Coronel Francisco Rodrigues Barcellos, como o Cel. Misael Rodrigues da Cunha e o Cel. Geraldino Rodrigues da Cunha era os que mandavam na política de Uberaba, e tinham importantes atuações aqui, ou seja, nosso Distrito provavelmente nasceu de manobras pelo controle político de Uberaba.
Assim, oficialmente pela Lei Estadual nº 322, de 15 de janeiro de 1891, elevado à categoria de Distrito de Paz, pertencendo ao Município de Uberaba, conservando o primeiro nome de São Miguel de Veríssimo.
            Para encerrar, restam algumas perguntas, que ficam a cargo do leitor:
Ø  Por que tais informações sobre nossa história nunca são divulgadas pelas autoridades?
Ø  Por que não temos comemorações das datas importantes da cidade?
Ø  A data de 120 anos de comemoração da criação do Distrito de São Miguel do Veríssimo deve ser comemorada?

Indago sobre as comemorações de 2012 porque em 2011 não aconteceu nada e, portanto cabe aos leitores responder a estas perguntas e cobrar das autoridades respaldo para a preservação e divulgação da história de nossa cidade, se assim o desejarem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário