segunda-feira, 4 de junho de 2012

Origem do Capão da Onça


Quanto à origem do nome ‘Capão da Onça’, onde fica o povoado de Rufinópolis, sabemos que em julho de 1810, trinta bandeirantes iriam fazer uma travessia, de Uberaba ao rio da Prata.
Nesta travessia de inúmeros perigos foi relatado o seguinte episódio, que deu origem ao nome da fazenda “Capão da Onça”, através do livro ‘Historia de Uberaba e a Civilização no Brasil Central’, de Hildebrando Pontes de Araújo, de 1978. Na página 76 encontramos o seguinte:
“Relata-nos o Vigário Silva (Padre Antônio José da Silva), os apuros por que passou Antônio Rodrigues da Costa, um dos bandeirantes, em luta com uma onça pintada, que furiosamente avançara contra o cavalo. Neste desagradável momento, em que o terrível felino o agarrara de unhas e dentes, a arma fulminante que trazia faltou fogo e dela só se servia para dar algumas pancadas na raivosa fera, até que pudesse sacar a espada, com a qual ferindo a onça, fê-la com a dor provocada, correr para um capão de mato próximo e ai, perseguida por cães e demais bandeirantes, ser morta a chumbo. Desde episódio originou-se o nome da fazenda do ‘Capão da Onça’, dado àquele lugar, que fica além do rio Uberaba, a sudeste o atual arraial de São Miguel do Veríssimo”.


Segue abaixo o link para a carta onde foi foi o relato original foi escrita entre os anos de 1824 e 1826, e se encontra no Arquivo Público de Minas Gerais.


Tal carta foi publicada na Revista do Arquivo Público de Minas Gerais, com a grafia original da época:
Carta do Padre Antonio José da Silva

Assim, a carta é uma prova que o Capão da Onça é povoado a cerca de 200 anos, já que, pela carta, em 1812, o povoado já contava com alguns moradores, além de índios.

3 comentários:

  1. Oi Barcellos, minha mae está me contando que caiu um objeto imenso em Capao da Onça há muito anos atraz e que em cima foi construído uma capela. Isso procede. ela tem 85 anos..
    Izildinha Rodrigues Izildinha.rodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, boa noite. Conheci Rufinópolis há bastante tempo. Sou um apaixonado pelo lugar. Cachoeira do Dominguinho. Conheci o próprio e dona Madalena.Sempre acampamos lá. Muitas saudades...Luiz XCarlos

    ResponderExcluir