domingo, 10 de junho de 2012

PLANO CULTURAL PARA VERÍSSIMO


          
Como é ano eleitoral, espero que os nosso candidatos a prefeito e a vereadores se sensibilizem quanto à situação do descaso da cultura e educação em nossa cidade. Segue algumas sugestões de projetos de cultura para Veríssimo.

Qualquer construção, restauração, reforma ou aquisição de bem cultural na cidade de Veríssimo deverá ser efetuado mediante projeto enviado ao Ministério da Cultura, onde, através do mecanismo de fomento chamado MECENATO, serão arrecadados recursos de incentivos fiscais, ou seja, o secretário de cultura deverá elaborar projetos culturais de interesse da comunidade e submeter ao Ministério da Cultura. Uma vez aprovado tais projetos e publicados no Diário Oficial da União, tem-se inicio a segunda etapa, que se trata de arrecadação de incentivos fiscais por parte conjunta da administração municipal, secretario de cultura e representantes políticos da comunidade junto à iniciativa privada, quer seja de pessoa física ou jurídica.
            Assim, de acordo com lei federal, onde qualquer pessoa física ou jurídica por fazer doação de até 6% do valor a ser pago ao imposto de renda e ser abatido.
            Outra saída é buscar o tombamento como patrimônio ambiental ou cultural junto à Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais.

            Sugestões de projetos culturais:
  1. AMPLIAÇÃO DA SEDE DO CONGADO E MOÇAMBIQUE.
  2. CONSTRUÇÃO DO MUSEU DA CULTURA AFRO-DESCENTENTE EM VERISSIMO.
  3. RESTAURAÇÃO DE BANDEIRA DO MOÇAMBIQUE
Trata-se de bandeira do Moçambique, da década de 30 e é o mais antigo símbolo afro de nossa comunidade.
  1. CONSTRUÇÃO DO ARQUIVO PÚBLICO DE VERISSIMO
  2. AQUISIÇÃO, TOMBAMENTO E RESTAURAÇÃO DO CASARÃO (em frete a Coopervale).
  3. CRIAÇÃO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE VERISSIMO.
Deverá ficar num dos casarões restaurados, onde deverá sediar e organizar cursos de culinária, capoeira, teatro, pintura e atividades voltadas para a cultura.
  1.  REATIVAÇÃO DE ANTIGO CINEMA DE VERISSIMO.
Pode servir de teatro, ensaios de grupos de danças da comunidade e exibição de videos, de uso comum com as escolas da cidade.
  1. INFRA-ESTRUTURA DO PATRIMONIO AMBIENTAL DA CACHOEIRA AZUL.
  2. INFRA-ESTRUTURA DO PATRIMONIO AMBIENTAL DA CACHOEIRA DO “DOMINGUINHOS”.
  3. AQUISIÇÃO DE ACERVO PARA A BIBLIOTECA MUNICIPAL, ALÉM DE AMPLIAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO DA MESMA. 


AILTON BARCEOS DA COSTA
Pesquisador em Educação e Proponente Cultural


Nenhum comentário:

Postar um comentário